Receba atualizações por Email

Que exercício é melhor para a Lordose?

A coluna vertebral normal é uma estrutra composta por 33 ossos – as vértebras, que estão divididos em 5 secções.

A coluna lombar está abaixo da torácica, apresentando 5 ossos e sua curvatura é uma lordose ( lordose = CONCAVIDADE --- ao se olhar a pessoa de perfil lateral, usando o lado direito como referência).

O problema reside no aumento desta curvatura. Pode ser originado por herança genética ( Estrutural), ou por má postura ou desequilíbrios na funcionalidade muscular ( Funcional ).

Nos dois casos, é possível diminuir o ângulo da curvatura com exercícios de alongamento e reforço muscular. Na maioria dos casos o tônus dos abdominais estão diminuídos e associado a fraqueza da parede abdominal, poderá haver encurtamento dos músculos flexores (anteriores) da coxa.


Em geral, deve-se alongar os músculos da coxa: Reto-femoral, Íliopsoas + Lombares.


Ao lado, segue uma das formas de alongar o Íliopsoas juntamente co o Reto-femoral. (Créditos: Fotos Revista Boa Forma - por Olga Penteado | fotos Luciana Cristovan)

Para reforço dos abdominais, faça todos exercícios que você conhece. Tome o cuidado de manter a coluna lombar sempre em contato com o solo e fazer movimentos controlados, sem uso de impulso.
Ao fazer movimentos com impulso a lombar tende a descolar do solo = indicativo de que os flexores de coxa ( Reto-femoral + Íliopsoas ) estão em atividade.


Portanto: deitado de costas, joelhos fletidos e pés apoiados no chão, braços estendidos e mãos entrelaçadas. Flexione levemente o pescoço e vá subindo o corpo vagarosamente até que a parte superior das suas costas saia do chão aproximadamente 30 graus. Mantenha essa posição por 2 segundo e volte vagarosamente. Não deixe o corpo cair para trás. Como a imagem abaixo:


Veja mais:

1 comentários:

Anônimo 2/05/2009  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP