Receba atualizações por Email

Que exercícios posso fazer para artrose no quadril?

Série Perguntas & Respostas:

Tenho artrose no quadril direito, onde tenho procurado me cuidar, com medicamentos, médicos especializados e exercícios.

Segue relato e pergunta:
Um pouco da doença artrose a qual venho compartilhando-a por uns 6 para 7 anos --- fui em vários médicos (ortopedistas, traumatologistas), em viagens, ao trabalhar em vendas/marketing e ouvi em São Paulo de um amigo ligado ao Fitness, que eu deveria conhecer um médico especialista em medicina esportiva. Especialista em doenças degenerativas da cartilagem/artrose um médico em Porto Alegre. Na época este, me indicou ... medicamentos que depois de 4 anos anos seriam o milagre do século para a Cartilagem (Condroitina e Glucosamina). Mas tive a oportunidade de conhecer em Lajeado outro médico especialista em medicina do esporte, o qual me deu uma nova visão ... ou seja, voltar a praticar esportes (futebolzinho), e programa de exercícios para fortalecimento dos músculos e medicamento Pregixe 400 mg. Como o mesmo foi cortado estou tomando Celebra 200.

Gostaria muito de saber sobre quais os exercícios, aplicações, frio/calor, peso devo fazer para fortalecer a região afetada (quadril)?

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS QUE TENHO FEITO NA ACADEMIA
  • Alongamento
  • Bicicleta ou Esteira
  • Triceps de corda
  • Puxada para trás
  • Remada baixa
  • Extensão dos joelhos
  • Voador
  • Bíceps sentado
  • Posterior coxa
  • Abdominal apoiado
  • Supino detado
  • Abdominal livre

Muito obrigado e sucesso sempre.
Danúbio Pinheiro de Carvalho
Resposta:

Danúbio, é importantíssimo ter uma visão integral do corpo, devido a musculatura funcionar como " cadeias musculares " que interagem entre si. Ou seja, se um músculo está em desequilíbrio, sobrecarregará músculos " vizinhos " e, consequentemente, estruturas articulares.

Veja que tipos de exercícios são importantes, mas o que lhe garantirá sucesso é a forma como você executa os movimentos. Dependerá do número de repetições, intervalo entre cada série, carga (peso) e a velocidade. Preferencialmente execute de forma lenta, sem impulsos, controlando o movimento e atento a ação dos músculos envolvidos no movimento.


Sugestões:

Flexibilidade:1 - Se você tem pouca flexibilidade de posteriores de coxa e glúteos, faça alongamentos específicos, sempre respeitando o tempo de 30 segundos de sustentação no limite suportável da dor, sem movimentos abruptos.Tendo em vista que, neste caso, pouca flexibilidade, pode tracionar o fêmur no sentido do acetábulo, diminuindo o espaço intra-articular.

Exercícios para reforço da cintura pélvica:

2 - Acrescentaria ao seu programa, exercícios para os adutores e abdutores da coxa, panturrilha e glúteos. Se, por ventura, sentir dor ao executá-los nos aparelhos da academia, faça da seguinte forma:

De pé em um degrau de escada, ou step, apoie-se na perna sem artrose. A perna direita ( artrose ), deixará suspensa e faça movimentos circulares com o pé, como se fosse um pêndulo. Fixe o quadril e mexa só a perna mais amplo possível. Inicie sem peso, fazendo 3x10 para cada lado, movimento horário e anti-horário. Descanse 1min entre cada série. Sempre respeitando o limite da dor. Faça no mínimo 3x/semana, podendo fazê-lo todos os dias. Como é impossível indicar peso sem passar por teste que avalie sua capacidade de resistir a carga, sugiro assessoria de profissional que já lhe acompanha.

Vide na figura, musculos que deverá reforçar: Clique para ampliar!



3 - Dê especial atenção ao trabalho aeróbio, no mínimo 20min a 30min 3x/semana, variando entre bicicleta e esteira se você não tiver dor. Hipóteses indicam que o exercício aeróbico aumenta a densidade e qualidade do líquido sinovial, que é o nutridor da cartilagem. Portanto, pode acelerar sua recuperação.


4 - Frio e Calor:Desconheço trabalho científico comprobatório, mas tive contato com fisiologista que desenvolvia pesquisa sobre uso do frio em recuperação de lesões da cartilagem. Referiu ter alcançado avanços em seus pacientes, associando o uso de gelo durante os exercícios. Encontros de 3x/semana, durante 6 meses. Não tenho como precisar quais exercícios eram, nem mesmo quantos e intensidade.


4 - Exercícios na Água

A água ou hidroterapia, pode ser grande aliada no processo de recuperação devido a influência benéfica da termodinâmica. Clique e veja explicação detalhada.

Sucesso e espero tê-lo ajudado. Havendo dúvida, entre em contato.
Veja mais:

0 comentários:

Desenvolvimento e Gestão do Blog: Zope Mídia

  © Free Blogger Templates 'Greenery' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP